Nos últimos tempos tem se repercutido muito sobre a dieta detox, não é verdade? Este tipo de dieta tornou-se a pauta principal em veículos que tratam sobre saúde, despertando assim o interesse da população. Embora seja bastante popular, ainda existe uma série de pessoas que se perguntam sobre como funciona a dieta detox. Então, quer saber a resposta para essa dúvida? Leia o artigo abaixo!
Benefícios da dieta detox
Quando realizada com a supervisão de um profissional da área, principalmente um nutricionista, a dieta detox é capaz de promover milhares de benefícios à sua saúde. Por isso, sempre é recomendado que converse com seu médico antes de iniciar um processo como este. Quando realizado no momento errado, a dieta detox pode trazer mais malefícios que benefícios à seu corpo. Mas quando feito de forma correta, a dieta detox é capaz de contribuir para o bom funcionamento da região intestinal, promove a aceleração do metabolismo aumentando assim o gasto calórico, diminui a sua retenção de líquidos por aumentar a sua eliminação e promove uma maior sensação de saciedade.
É bom que todos saibam que o principal objetivo da dieta detox não é a perda de peso, mas sim que o organismo do seu corpo fique devidamente equilibrado. Uma consequência desse bom equilíbrio é a perda de peso. Portanto, os principais benefícios vêm dobrado.
Como funciona dieta detox
Durante a dieta detox existe uma diminuição ou corte brusco de certos tipos de alimentos. Estes alimentos são os principais causadores da intoxicação do corpo e também do ganho de peso. Além de favorecer para uma digestão extremamente lenta. São eles:
- Açúcar (refrigerantes, sucos industrializados, doces diversos)
- Farináceos de trigo (massas, biscoitos, pães integrais, bolacha, etc)
- Frituras (hambúrgueres, batata frita, etc)
- Lactose (leite, iogurte e derivados)
- Produtos à base de cafeína
- Álcool
Uma grande vantagem da dieta de emagrecimento detox é que você não precisa praticar por um longo período. Muito pelo contrário, de acordo com especialistas nos setes primeiros dias já é possível notar uma grande diferença no seu organismo. É claro que com a prolongação do programa dietético, ele poderá fazer muito mais por você. É importante também que ao término da dieta detox, pratique sempre atitudes saudáveis, como uma alimentação cada vez mais nutritiva e também a prática de exercícios físicos.
Mas vocês devem estar se perguntando: afinal, quais alimentos deve ser ingeridos durante a dieta detox?
- Frutas, legumes e verduras: Estes alimentos proporcionam ao corpo vitaminas e minerais, além de ser uma fonte de fibra.
- Chás de ervas: Os chás fornecem para uma diminuição da detenção liquida, pois possui ação diurética.
- Peixes: Os peixes fornecem uma grande quantidade de proteínas, além do ácido graxo ômega-3, que beneficia seu corpo com ação anti-inflamatória.
- Leguminosas: Este grupo alimentar é rico em proteínas, portanto desempenha um papel fundamental na construção e manutenção dos tecidos. Fazem parte deste grupo a ervilha, grão de bico, lentilha e feijão.